sábado, 14 de dezembro de 2013

O QUE O ARDUINO PODE FAZER?

Arduino pode perceber o ambiente ao receber a entrada de uma variedade de sensores, módulos ou Shields e pode afetar seus arredores por luzes de controle, motores e outros atuadores. O microcontrolador na placa é programado usando a linguagem de programação Arduino em Wiring e o ambiente de desenvolvimentoArduino. Projetos Arduino podem ser stand-alone ou podem comunicar com software rodando em um computador como: Flash, ProcessingMaxMSP.

As placas podem ser construídas à mão ou comprados pré-montado, o software pode ser baixado gratuitamente no site oficial (www.arduino.cc). Os designs de referência do hardware são disponíveis sob uma licença de código aberto, sendo livre para adequá-los aos usuários.

arduino de forma tão rápida conquistou mercado seleto que mais de 50 mil placas open source foram vendidas e rendeu um documentário de 2010 sobre a trajetória de desenvolvimento da plaquinha. As unidades são constituídas por controladora AtmelAVR de 8 bits, pinos digitais e analógicos de entrada e saída, entrada USB – o que permite conexão com computadores – ou serial e possui código aberto, que quando modificado, dá origem a outros derivados “ino” – que por questões comerciais – levam nomes como NetduinoProduino e Garagino. A placa Arduino não possui recursos de rede, mas pode ser combinada com outros Arduinos criando extensões chamadas deshields.

A tensão de entrada usada é entre 7 volts e máximo de 35 volts com corrente mínima de 300mA. A placa e demais circuitos funcionam com tensões entre 5 e 3,3 volts. Embutido no Arduino há ainda um firmware – que combina memória ROM para leitura e um programa gravado neste tipo de memória – carregado na memória da placa controladora, que aceita Windows, Linux e Mac OS X.
Em termos de software, o Arduino pode ter funcionalidades desenvolvidas por meio da linguagem C/C++, que utiliza uma interface gráfica escrita em Java. As funções IDE doArduino permitem o desenvolvimento de software que possa ser executado pelo dispositivo. A versão mais atualizada até o momento é a 1.0.5.

Com ele pode-se produzir automação de casas, acender luzes por meio da controladora ou projetos mais ousados como robo4wd (projeto universitário), BiometricSecurity Toy Box, que une a biometria, mais especificamente a ideia do novo sensor de identidade digital da Apple, o Touch ID do iPhone 5S, ao Arduino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário